Quer fugir ao ginásio em Agosto? Então faça estes 7 exercícios durante o Verão!

Os especialistas da PronoKal e o TRENDY dão sete ideias de exercícios e actividades que pode fazer fora do ginásio e o vão ajudar a manter a forma.

Coisa tão simples como jogar raquetes na praia, fazer snorkel ou correr com o cão, servem perfeitamente para manter a forma sem ter de se meter num ginásio em Agosto. Além disso pode fazer isto com família e amigos, para ser tudo mais divertido.

«Adoptar um estilo de vida sedentário durante as férias é prática comum dos portugueses», lembra a PronoKal. Para contrariar esta tendência, a marca estas 7 actividades e exercícios, com os benefícios muito bem explicadinhos!


1. Jogar às raquetes na praia

Raquetas Praia
É um exercício de baixa intensidade e fácil de praticar. Mesmo as pessoas com excesso de peso e obesidade conseguem praticá-la sem cansar-se demasiado. Jogar às raquetas tonifica pernas e glúteos, melhora a velocidade de reação e a resistência aeróbica.


2. Fazer uma caminhada ao fim do dia

caminhada
É um “desporto” muito completo que combina exercício cardiovascular com tonificação de pernas e glúteos. Numa caminhada são trabalhados diferentes grupos musculares em função dos desníveis do terreno. Além disso é uma óptima forma de reduzir o stress causado pelas grandes cidades, por isso faça as suas caminhadas, se possível, no campo ou junto ao mar.


3. Corra com o cão

5bfadcbe-7c64-4c0a-8b1e-824535567c8f
As férias são o momento perfeito para passar mais tempo com o nosso cão: por isso, por que não fazer um pouco de exercício ao mesmo tempo? Correr com o cão fortalece os vossos vínculos com o melhor amigo do homem, que é um dos companheiros de desporto mais motivadores. Além dos benefícios conhecidos de melhorar a saúde cardiovascular, a forma física e a resistência aeróbica, correr também alivia as dores de cabeça e fortalece os ossos.


4. Passeio de bicicleta

bicicleta
A bicicleta é um tonificador de pernas e glúteos por excelência, sendo um exercício cardiovascular de pouco impacto nas articulações, pelo que é recomendável para pessoas com peso a mais e obesidade. Ao poder regular a intensidade do exercício, é possível combiná-lo com uma tarde divertida com os amigos ou família.


5. Manhã de snorkel

snorkeling
Se está na praia e quer fazer desporto, mas prefere mergulhar a nadar, a actividade ideal é o snorkel. Mergulhar na superfície do mar tem um efeito reafirmante em todo o corpo, especialmente nas pernas e músculos. A água faz uma massagem hídrica que estimula a microcirculação e ajuda a combater a celulite.


6. Ponha um par de patins

patins
Patinar é uma das actividades em que se queimam mais calorias: 300 em meia hora, garantem os especialistas da PronoKal. A perceção que se tem do esforço é muito baixa em comparação com outras atividades, fazendo com que faça mais exercício. Quadris, coxas, pernas, ombros e braços têm tonificação garantida!


7. Ria. Ria muito!

rir
Rir à grande previne o stress, proporciona sentimentos de alegria e melhora o sistema imunológico. Em média, rir 15 minutos queima 50 calorias por dia. É especialmente vantajoso para diabéticos tipo 2 e pré-diabéticos, dado o riso contribuir para um melhor controlo dos níveis de açúcar no sangue. Por isso veja muitas reportagens da CMTV em directo. Pode começar já por esta.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].