Feira do Livro do Porto regressa esta semana

A Feira do Livro do Porto está de volta à Avenida das Tílias, nos Jardins do Palácio de Cristal. Há mais editoras presentes, mais um pavilhão e muito mais para ver, até ao dia 18 de Setembro.

A organização desta feira está a cargo da Câmara Municipal do Porto, desde 2014. Pela primeira vez desde que houve esta mudança na organização da iniciativa, a emblemática Livraria Lello vai estar representada nesta feira. A Lello é justamente uma das 17 novas presenças editoriais, grupo onde se insere também a lisboeta Chiado Editora ou a Bubok, directamente de Madrid.

No total, estarão distribuídas pela feira e pelos 131 pavilhões cerca de 69 editoras, 26 livrarias, 12 instituições e oito distribuidores. A atentar também nos 16 alfarrabistas, uma presença especialmente atraente para quem gosta de encontrar edições mais antigas, algumas até com preços simpáticos.

O tema eleito para este ano foi ‘A Ligação’, numa feira que presta homenagem ao escritor portuense Mário Cláudio. Na programação, há várias actividades disponíveis – para quase todas as idades.

Nas exposições, poderá conhecer 100 tesouros da Biblioteca Pública do Porto, a partir das 18h30 do primeiro dia da Feira. Esta exposição conta com curadoria de Fernando Pinto Amaral e organiza-se em doze núcleos temáticos e cronológicos. No Sábado, dia 3, decorre a cerimónia da atribuição da tília de homenagem ao escritor Mário Cláudio, às 17 horas.

Para os fãs de spoken word, o rapper Allen Halloween conta com uma apresentação no dia 2 de Setembro, às 22 horas, no Auditório da Biblioteca. Destaca-se também o Baile Falado com Valter Hugo Mãe, no dia 17 de Setembro, às 22 horas, com a presença de Pedro Lamares e André Barros.

Valter Hugo Mãe vai também estar em destaque no dia 14 de Setembro, às 16 horas, com a apresentação que comemora os 20 anos de livros do autor. A 17 de Setembro, há também a sessão especial de Reencontro com Vergílio Ferreira, em que várias figuras vão homenagear o autor.

Para os mais novos, estão marcas horas do conto, contos musicados e leituras encenadas de obras como a Cinderela ou A Batalha de Aljubarrota, de Luísa Dacosta.

O programa completo pode ser consultado no site da Câmara do Porto. A feira está disponível das 12 às 21 horas, de Domingo a Quinta-feira e das 12 às 23 horas, durante Sexta e Sábado.

Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.