4 dicas para tornar o chocolate no seu aliado de dieta

Muitos de nós vivemos uma relação de amor/ódio com o chocolate e, como qualquer outro alimento, não deve ser consumido em excesso. Mas, com um consumo moderado, esta iguaria pode ajudar, inclusive, à perda de peso.

E, como hoje é o Dia Mundial do Chocolate, decidimos mostrar-lhe como é que esta iguaria pode contribuir para uma alimentação saudável, amém de ajudar a reduzir a ansiedade e a melhorar o humor.

Isto é possível pois o chocolate contém feniletilamina, uma substância que o nosso cérebro utiliza para produzir serotonina, o químico responsável por essa sensação.

Consumido com moderação, o chocolate fornece um valor calórico pouco significativo, contribuindo para uma dieta alimentar mais equilibrada e saudável.

1 – Consuma uma dose diária moderada de chocolate
Consoante o seu tipo de vida e de actividade, pode ser uma barra pequena de chocolate, ou um bombom (até 40gr)

2 РComa chocolate pela manḥ
O período da manhã é uma óptima altura. Segundo estudos recentes, os especialistas aconselham a comer chocolate mesmo em jejum. Isto contribui para uma diminuição do apetite ao longo do dia, em resultado do triptofano, uma substância presente no cacau.

3 – Combine com fruta
Ao lanche, experimente comer chocolate com um iogurte ou com uma salada de frutas. Sozinho o chocolate não sacia a fome e poderá correr o risco de devorar a tablete inteira. Ao misturar com outros alimentos, previne que isso aconteça.

4 – Aposte no chocolate preto
De todos os chocolates, o preto é considerado o mais saudável. Este tipo de chocolate concentra uma quantidade surpreendente de fenólicos, antioxidantes que reforçam a imunidade o protegem o coração. Outro ponto positivo é o sabor intenso, que permanece por mais tempo na boca – assim é mais fácil ficar saciado com a dose recomendada.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].