Cinco batidos saudáveis para experimentar este Verão

Beber sumos e batidos naturais é uma forma de incluir frutas e legumes no regime alimentar. Contudo, quando consumidos em demasia podem aumentar ser prejudiciais à saúde, por isso deixamos-lhe aqui ideias mais saudáveis e com muita frescura.

A fruta está carregada de açúcar, por isso, é preciso ter cuidado com o seu consumo diário. Normalmente, duas a três peças chegam para equilibrar o organismo; mais, pode contribuir para aumentar os níveis de açúcar no sangue e o peso corporal.

De acordo com a PronoKal, os batidos «são mais saudáveis que os sumos, uma vez que a fruta é triturada e é adicionada água». Assim, é utilizada a peça de fruta inteira, mantendo os seus níveis de fibra, o que «evita picos de açúcar no sangue» e permite «manter os níveis de glicemia estáveis».

O TRENDY e a PronoKal sugerem-lhe cinco receitas de batidos 100% saudáveis, pensados para diferentes momentos do quotidiano, com baixo teor de açúcares simples e ideais para depurar o organismo e ajudar a recuperar energia.


1 – EM FORMA!

Em Forma
O aipo é diurético, antioxidante, anti-inflamatório e contém poucos hidratos de carbono, além do alto conteúdo em fibra, pelo que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

1 punhado de espinafres
½ Aipo
½ cenoura
½ maçã
½ pepino
Folhas de hortelã
Uma pitada de sal
1 copo de chá verde frio


2 – RECUPERA A TUA ENERGIA!

Recupera
Nos dias em que te falta energia e em que contas as horas para voltar para a cama, este batido pode ser um grande aliado. A aveia contém hidratos de carbono de absorção lenta, fibra e vitaminas B1, B2, E. As nozes ajudam a regular os níveis de colesterol e triglicéridos.

1 iogurte desnatado sem açúcar
1 colher de sopa de aveia
2 nozes
½ banana
80 g de framboesas
1 colher de café de gengibre ralado
1 chávena de água
Adoçante a gosto


3 – BATIDO PARA ELIMINAR TOXINAS!

toxinas
Este batido é perfeito para depurar o organismo. O sumo de limão é antioxidante e tem grande quantidade de vitamina C, a curcuma é anti-inflamatória e o pepino além de evitar a retenção de líquidos, tem magnésio, fibra, potássio e baixo teor de açúcar.

½ Aipo
½ pepino
½ toranja
1 colher de sopa de limão
Salsa
Curcuma
1 pitada de sal
1 chávena de gelo


4 – VERDURAS, ASSIM, SIM!

Verduras
Para os que sentem dificuldades em comer verduras e legumes diariamente, este batido funciona como uma ajuda para manter bons hábitos alimentares, de forma fácil e divertida

2 molhos de acelga
1 aboborinha pequena
1 Aipo
1 ramo pequeno de salsa
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de café de gengibre ralado
1 chávena de água
1 pitada de sal


5 – A RICA FRUTA!

Rica Fruta
Este batido é um complemento perfeito para os dias em que nos apetece comer uma peça de fruta inteira. Não te esqueças que além das vitaminas e minerais, a fruta e a verdura são fontes de clorofila, que nos ajuda a oxigenar o sangue, prevenindo a degeneração celular.

½ toranja descascada sem sementes ou ½ taça de mirtilos
1 pepino pequeno
1 chávena de chá verde
Folhas de hortelã
1 chávena de gelo
Adoçante a gosto

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].