A Remumber quer ajudar os miúdos a memorizar números de telefone

A Missing Children Europe lançou uma aplicação que, estando disfarçada de jogo para os mais pequenos, vai ensiná-los a decorar o número de telefone dos pais, para o caso de alguma necessidade.

Todos os anos, são várias as crianças se perdem dos pais durante as férias, seja na praia, centros comerciais, entre outros. Assim, a Missing Children Europe lançou uma aplicação chamada Remumber. A maior parte das crianças não são capazes de se lembrar do número dos pais, no caso de haver alguma emergência. A app permite ajudar a memorizar o número de telefone dos pais, através de um jogo para smartphone ou tablet.

A ideia é relativamente simples: as crianças estão habituadas a saber os códigos de desbloqueio dos dispositivos dos pais. Ao ser instalada, a Remumber assume a função de ecrã de desbloqueio do smartphone ou tablet, alterando o código para o número de telefone dos pais. O facto de as crianças estarem constantemente a introduzir o código faz com que haja uma memorização dos dígitos do número de telefone, de uma forma gradual.

Delphine Moralis, Secretária Geral da Missing Children Europe explica que, «com a aplicação Remumber, estamos a chamar a atenção dos pais para a segurança durante as férias escolares e para evitar situações de pânico ajudando as crianças directamente. Sabendo um número de telefone de cor pode ajudar a manter as crianças seguras quando os pais não estão por perto. Ela possibilita à criança sair de uma situação desconfortável telefonando aos pais a dar-lhes a sua localização. É fundamental que lhes sejam dadas todas as ferramentas necessárias para reagir da melhor maneira possível neste tipo de situação. Instalar a aplicação pode igualmente constituir uma boa oportunidade para abordar a matéria da confiança e segurança com eles e para definir algumas directrizes por acordo, especialmente pouco antes das férias.»

Os primeiros quatro dígitos do número de telefone têm de ser decorados pela criança. Depois disso, a aplicação vai iluminando os restantes dígitos, como se de ‘pistas’ se tratassem. De acordo com o neurocientista Boris Nikolai Konrad, o facto de as crianças digitarem «o mesmo número várias vezes por dia, torna-se uma rotina física para elas, o que também é denominado como “memória muscular. A prática de repetição é essencial para assimilar informações na memória de longo prazo. Não é apenas sobre ser capaz de recitar um número, mas também sobre lembrá-lo fisicamente», explica.

Quando a criança já tiver conseguido inserir correctamente o número de telefone, os pais recebem um email de aviso. Depois disso, podem escolher digitar um novo número para memorização, por exemplo.

A aplicação está disponível apenas para Android e foi lançada também em países como a Bélgica, Itália, Estónia, França, Áustria, entre outros.

Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.