A moda do “trinca, trinca” renova-se no Mercado da Ribeira

O Trincas, o “irmão” do The Decadente que fica no Mercado da Ribeira em Lisboa, tem uma nova carta dedicada totalmente ao hábito de “trincar” e desenvolvida pela consultora Joana Moura.

O espaço dedicado às “trincas” renovou o menu e, além de ter uma carta de cocktails 100% nacionais, escolhe o tradicional pica-pau (que surge reinterpretado) como base para vários pratos

«A nossa premissa foi a criação de várias trincas com elementos marcadamente portugueses, utilizando o prato Pica-Pau como base, em termos de composição e textura», explica Henrique Costa Pereira, F&B Diretor do The Independente Collective.

Os petiscos portugueses já eram um must da anterior carta, mas agora o Trincas foi mais longe. Assim, além das tábuas com pão e Queijo Amanteigado, Queijo de Cabra Fresco ou Paiola de Porto Ibérico, são apresentados três pratos frios para trincar.

São eles as Ovas de Bacalhau, a Cavala em Azeite e Atum&Abacate; além disso, há cinco outras sugestões quentes: Polvo&Batata Doce, Lombo de Porco, Peixinhos da Horta, Camarões à Cervejeira e Lombo de Novilho.

Nas sobremesas, a nova carta do Trincas no Mercado da Ribeira apresenta a tão portuguesa Mousse de Chocolate, a Laranja Mourisca e os Morangos&Ca.

Para harmonizar a refeição com as “trincas” há a tal carta de cocktails de que já falámos, desenvolvidos por Alexandre Leitão, o responsável pela criação dos cocktails do grupo The Independente Collective, «que tem a particularidade de apresentar apenas bebidas nacionais», ressalva Henrique Costa Pereira, responsável pela marca.

Desta forma, licores, espirituosas, fortificados, até vodka, rum e gin são de produção portuguesa. De Norte a Sul, não esquecendo as ilhas, há bebidas de várias regiões e a criação dos cocktail foi feita para demonstrar o «potencial» das bebidas.

Medronho Sour (Aguardente de Medronho, Ginjinha d’Óbidos, Limão, Xarope de Chá Verde e Bitters), Mr Smith (Gin 13 – Alentejo, Maçã Granny Smith, Sumo de Limão, Xarope de Chá Verde, Lima e Hortelã) e Majito (Rum Agrícola Madeirense, Limas, Hortelã e Água Gaseificada) são os cocktails em destaque no Trincas.

Pode fazer o download da nova carta do Trincas em PDF aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].