Aproveite o Verão sem ganhar peso: 10 dicas para combater as gorduras a mais

Vários estudos indicam que a alteração dos hábitos alimentares e de estilo de vida característica do Verão tem consequências que podem resultar num aumento de peso de até cinco quilos. Vamos ajudá-lo a combater isso!

Com a ajuda da PronoKal, reunimos dez conselhos para superar as tentações gastronómicas no Verão, para manter um peso saudável sem deixar de desfrutar das coisas boas desta época do ano. Escolher a comida antes de entrar no restaurante ou nunca fazer compras no supermercado com fome, são alguns dos conselhos a seguir para evitar uns quilinhos extra.

Os conselhos reunidos são truques para enfrentar situações que podem conduzir a flutuações no peso, como saber que alimentos são mais adequados no Verão.

1. Fazer refeições ligeiras e frescas
Ajudam a combater o calor e a manter um peso saudável. Opte por saladas, frutas e sumos e evite os refogados ou grandes pratos de massa e carne.

2. Dizer «não» às compras compulsivas
Planificar as refeições e fazer as compras com uma lista, ajuda a evitar caprichos. Vá ao supermercado com tempo e, sobretudo, sem fome.

3. Escolher a comida antes de entrar no restaurante
Muitos restaurantes têm o menu do lado de fora do estabelecimento e apps como o Zomato mostra-lhe os menus dos mesmos no seu smartphone. Decida com antecedência o que quer comer e peça o quanto antes, evitando a tentação de mudar de opinião.

4. Fazer cinco refeições por dia
Mantenha a sua rotina e tente estabelecer um horário que te permita distribuir de forma correcta a ingestão de calorias, mantendo o seu trânsito intestinal estável.

5. Hidratar para combater o calor
Água, infusões frias ou refrescos sem açúcar, de forma esporádica, ajudam a beber cerca de dois litros de líquidos de que necessita todos os dias.

6. Procurar uma alternativa aos gelados
Os smoothies, batidos, granizados são um bom aliado no Verão: têm menos calorias que um gelado, mas são igualmente refrescantes.

7. Sobreviver ao buffet livre
Este tipo de conceito nos restaurantes pode levar a que enchamos demasiado o prato. Decida previamente o que vai comer e procure imediatamente a sua escolha. Se possível, leve um prato mais pequeno e, só se tiver mais fome, repita a dose, mas com menos quantidade ainda.

8. Fazer exercício
Há ginásios que podem fechar durante o Verão, mas as alternativas não faltam: caminhar ou nadar na praia e fazer passeios em bicicleta vão ajudar a manter a forma.

9. Não petiscar entre horas
Evite fazer isto na medida do possível, mas se o fizer, opta por bebidas sem açúcar, uma bolacha de milho/arroz ou uma fruta pequena.

10. Desfrutar ao máximo da noite
Beber um copo ou dois não é o fim do mundo. Mas tenha em conta que uma cerveja é mais saudável que um cocktail e que este é preferível sem adição de açúcar.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].