A história repete-se: os portugueses querem ir para fora… cá dentro!

Tal como a Odisseias revelou no ano passado, os portugueses continuam a eleger Portugal como o principal destino de férias, com o clássico destino de sempre: o Algarve.

Em 2015, a Odisseias concluiu que 41% dos inquiridos num estudo seu preferia passar as férias no Algarve. Em 2016, o objectivo mantêm-se, mas a percentagem sobe: agora, são 46% que tê a intenção de rumar até ao sul de Portugal.

No entanto, a segunda região preferida dos portugueses para passar as férias de Verão muda: se no ano passado era o Norte (20%), seguido do Alentejo e Centro (ambos com 17%), agora é o Alentejo está em segundo lugar com 24%. Em terceiro surge o Gerês, com 10%.

Em relação ao dinheiro que querem gastar nas férias o valor mantém-se no limite dos 500 euros – em 2015 os dados apontavam uma média de 447 euros por pessoa. A maioria dos portugueses opta ainda por passarem as suas férias em hotel (41%), ou apartamento (35%). Parques de campismo, bungalows e turismos rurais reúnem as restantes opções apresentadas pelos inquiridos.

«Com o inquérito que realizámos conseguimos apurar que os portugueses começam a planear as suas férias cada vez mais cedo, e dedicam cada vez mais tempo para a pesquisa, análise e decisão. Os portugueses querem no seu tempo de férias conciliar as melhores experiências com as melhores oportunidades. E a verdade é que 72% das pessoas já faz toda a pesquisa e marcação através do online», diz Francisco Costa, administrador da Odisseias.

O estudo contou com a participação de uma amostra representativa de mais de 950 inquéritos feitos a indivíduos de ambos os sexos em Portugal, com idades entre os 18 e os 65 anos.

Infografia Verão Odisseias

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].