Os tubarões têm direito ao estrelato no SEA LIFE Porto

São quase sempre o centro das atenções, mas desta vez não é pela negativa. O SEA LIFE Porto dedica algumas semanas aos tubarões, nas Shark Weeks, que querem ensinar às crianças a importância da preservação do meio ambiente.

Ao longo das semanas de Maio, o SEA LIFE Porto desenvolve um conjunto de actividades que quer ajudar os mais pequenos – e não só – a esclarecer alguns daqueles mitos que andamos a ouvir há décadas. Os tubarões são carnívoros e predadores, mas a sua dieta não tem necessariamente de incluir carne humana, como vemos nos filmes. O inverso acontece com maior frequência: as estatísticas revelam que são capturados 100 milhões de tubarões por ano.

Nas Shark Weeks é possível conhecer o tubarão-bambu, o tubarão-pontas-negras, o tubarão-de-Port-Jackson ou o tubarão-viola, uma espécie solitária, que prefere nadar sozinho. As actividades das Shark Weeks são gratuitas, precisando apenas de pagar a entrada no espaço.

As actividades decorrem aos fins-de-semana: no próximo Sábado, há uma oficina de construção de garrafas sensoriais de tubarões, que querem ajudar os mais novos a relaxar. No dia seguinte, há uma oficina de pinturas faciais, para dar aos mais novos todo um look tubarão. No último fim-de-semana de Maio, muito perto do Dia da Criança, há a oficina de pinturas faciais a 28 de Maio e, no dia 29, a oficina tubarão reciclado, que ensina a criar tubarões a partir de rolos de papel higiénico.

Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.