Conheça o Friday Chic, o novo gin português que vai «agradar a gregos e a troianos»

De Portugal para o mundo: o novo Friday Chic Gin é produzido em ambiente vitivinícola, com recurso às águas que brotam nas Termas da Curia, em Anadia.

Depois de um soft launch em Londres, o Friday Chic Gin chega a Portugal e apresenta-se com um «perfil eclético», capaz de «agradar aos mais acérrimos gin lovers», mas também a quem agora se inicia no gin, dizem os responsáveis pela marca, uma espécie de “agradar a gregos e a troianos»

Suave no palato, o Friday Chic é composto por cinco botânicos: zimbro, cardamomo, pétalas de rosa, flor de laranjeira, infusão de frutas tropicais e folha de videira de Baga, a casta rainha da Bairrada, berço deste gin.

Este gin assume-se ainda como floral e frutado, com ligeiras notas cítricas da flor de laranjeira e nuances de frutas tropicais, como maracujá, manga e papaia. Já a folha de videira confere-lhe um toque «ligeiramente adstringente», típico da baga, característica que é equilibrada pelo zimbro e pelo cardamomo. Tem um final de boca macio e suave, influenciado pelas pétalas de rosa.

«O Friday Chic Gin distingue-se dos demais pela sua notória suavidade, do nariz à boca, num claro “piscar de olhos” aos consumidores menos ortodoxos. Com um perfil gustativo alargado, adapta-se a uma grande variedade de cocktails, cumprindo igualmente o desafio de se beber puro ou com água lisa. É também um excelente parceiro à mesa, a acompanhar refeições», destaca Alberto Henriques, director geral da Caves da Montanha, a produtora deste gin.

O conceito e o design da garrafa tem a assinatura de um dos mais conceituados gabinetes da Europa, com o intuito de ser também «uma bonita peça decorativa». A garrafa é produzida em Espanha, de onde viaja até à Polónia para ser pintada; a tampa, em madeira preta e branca e serigrafada a laser, vem de Itália. O preço do Friday Chic Gin é de 28 euros.

Os gins com produção nacional não são novidade: o Commodore foi um dos primeiros, marca que depois deu lugar ao gin Big Boss. Mais recentemente apareceu o alentejano Sharish e o NAO, produzido no Douro. Muito conhecido é também o Gin Sul, com ingredientes portugueses, embora destilado em Hamburgo.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].