TeeLegend: cultura geek para vestir com marca portuguesa

Com produção 100% nacional, a TeeLegend é a primeira empresa portuguesa a desenvolver o conceito de um design de t-shirt para venda que só está disponível durante 24 horas.

Com produção nacional, exclusivamente on-line e com distribuição a nível mundial, a TeeLegend foi criada em Dezembro de 2015 por Ricardo Fonseca, depois de a empresa onde era responsável de web commerce ter falido. A marca tem um conceito pioneiro em Portugal: desenhos que só estão disponíveis durante um dia.

«Este conceito existe nos EUA e no Reino Unido, em em Portugal nunca houve nada do género. Somos os primeiros a apresentar este conceito» diz o ex-gestor de comércio electrónico da Throttleman e da Red Oak.

A ideia é simples: há uma t-shirt, com uma ilustração feita por designers profissionais de todo o Mundo, que só está disponível durante 24 horas.

Mas mesmo para quem é lento a clicar no botão azul ‘Adicionar ao carrinho’ do site teelegend.com há sempre uma segundo oportunidade. O fundador da marca explica: «Depois de expostas para compra durante 24 horas, é dada uma última oportunidade, por um custo mais elevado, numa secção de after hours onde há mais um dia… até desaparecerem para sempre!».

Os desenhos temáticos dedicam-se a um público de fãs de cinema, devoradores das séries, amantes dos videojogos, historiadores, heróis de banda desenhada e não só.

«Jedis, ET, geeks e outros coleccionadores bem humorados que queiram aproveitar oportunidades únicas de exibir as suas maiores influências» também podem encontrar na TeeLegend o seu “precious”, lembra Ricardo Fonseca.

TeeLegend
Tic-tac, tic-tac: mal começa o dia, começa também a contagem decrescente para comprar uma t-shirt exclusiva.

Como o nome indica, o grande destaque do site é dado às t-shirts (12 euros), mas há vida além disso. Quem é fã de longsleeves (16 euros), sweatshirts (22 euros) e casacos com com capuz (28 euros) também pode encomendar este estilo de roupa, com o design do dia. Na lista há ainda babygrows (16 euros) e tops (14 euros) para as meninas geeks, sempre com a mesma ilustração.

Além disso, é possível encomendar em várias cores (as que vimos podiam ser compradas em branco, castanho ou cinzento), o que não influencia o preço final, assim como os tamanhos disponíveis, do S ao XL.

A empresa de Ricardo Fonseca, com sede no Porto, quer ainda este ano apostar na à internacionalização e deixa um desejo: «Queremos tornar a TeeLegend numa marca nacional que as pessoas reconheçam quando vêem uma t-shirt na rua».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].