Maison Courrèges e Citroën criam protótipo do automóvel Mehari

A Citroën vai apresentar no Salão Automóvel de Genebra (3 a 13 de Março) o protótipo e-Mehari styled by Courrèges, um automóvel completamente eléctrico.

Este encontro das duas marcas que levou à criação do Citroën e-Mehari, um descapotável de quatro lugares 100% eléctrico, resultou num jogo de cores e materiais em torno dos brancos, assinatura e símbolo de luz para a Maison Courrèges.

Assim, e segundo a marca, o concept car Citroën e-Mehari styled by Courrèges reinterpreta a funcionalidade e o espaço num espírito de liberdade.

Quase cinquenta anos após o lançamento do Méhari, o Citroën e-Mehari baseia-se no Citroën e-Mehari revelado em Dezembro de 2015, uma referência a um ícone automóvel agora voltado para o futuro.

Este descapotável de quatro lugares 100% eléctrico, «divertido, moderno e responsável para com o meio ambiente, encarna os valores de criatividade, de liberdade e de optimismo defendidos pela Citroën há quase um século», sublinha a marca francesa.

Os mesmos valores são partilhados pela Maison Courrèges, uma insígnia especialista em moda que sempre se definiu através de um estilo optimista e de produtos inovadores e modernos. Para esta criação, a Citroën propôs à Maison Courrèges sublimar o seu modelo e-Mehari, transformando-o num objecto «exclusivo e luminoso, trendy, lúdico e eléctrico».

Citroen e-Mehari Courreges

Dominado pela cor branca, com apontamentos em laranja, o protótipo Citroën e-Mehari é uma viatura «electrizante, dotada de uma forte personalidade, de cor e de frescura», que conserva o pormenor das portas do e-Mehari, com as suas ranhuras que relembram as ondulações da carroçaria original.

No interior, couro branco cobre as portas, o painel de bordo e o banco traseiro, este propositadamente redesenhado com recurso a formas angulares e arquitectónicas. O tom alaranjado específico do concept acrescenta alegria ao habitáculo, surgindo no revestimento em vinil laranja brilhante que se estende a toda a largura do painel de bordo, recortado nas saídas da ventilação de formato específico.

O concept Citroën e-Mehari styled by Courrèges é 100% eléctrico e integra baterias LMP (Polímero de Metal de Lítio), o que uma velocidade máxima de 110 km/h e uma autonomia de 200 km em ciclo urbano. Estas baterias podem recarregar-se por completo em 8 horas a 16 A, em instalações dedicadas (terminais domésticos ou terminais públicos tipo Autolib), ou 13 horas, em tomadas domésticas de 10 A.

«Este protótipo é uma viatura divertida, um ‘electrão livre’, que assume por completo o estado de espírito do Méhari de 1968. Acrescentámos-lhe o nosso ‘savoir-faire’ automóvel e a Courrèges deu-lhe a sua reinterpretação, tornando-o num objecto de moda exclusivo» caracteriza Linda Jackson, diretora-geral da Citroën.
Citroen e-Mehari Courreges

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].