Viena lidera ranking mundial das cidades com maior qualidade de vida. Onde anda Lisboa?

Lisboa desceu um lugar e está na 42.ª posição, mas continua acima de cidades como Chicago, Nova Iorque ou Tóquio.

Apesar dos recentes acontecimentos com impacto na segurança e na, estabilidade social, e das preocupações económicas que voltam a ensombrar a economia, as cidades europeias continuam a oferecer os mais altos níveis de qualidade de vida a nível mundial, de acordo com o 18º estudo da Mercer – Quality of Living 2016.

Assim, não é de estranhar que Viena (Áustria) continue a ser a cidade com melhor qualidade de vida, seguida de Zurique (Suíça), Auckland (Nova Zelândia) e Munique (Alemanha). A cidade norte-americana com melhor posição no ranking é Vancouver (Canadá, no 5º lugar); Singapura é a cidade asiática mais bem classificada: 26.º lugar. Lisboa está no 42.º lugar à frente de cidades como Chicago, Nova Iorque ou Tóquio. Portugal não tem qualquer outra cidade neste ranking.

O estudo da Mercer identifica também o ranking de segurança pessoal para toda a lista de cidades, baseando-se na estabilidade interna, criminalidade, aplicação da lei local e na relação do país com outros. Aqui, o Luxemburgo encontra-se em 1.º lugar como a cidade mais segura, seguida de Berna (Suíça), Helsínquia (Finlândia) e Zurique (Suíça) – todas empatadas na segunda posição.

Nesta ranking Lisboa encontra-se em 59.º lugar, posicionando-se acima de cidades como Lyon, Milão ou Barcelona. Faça o download dos dois rankings da Mercer: o da Qualidade de Vida está aqui e o do Índice de Segurança aqui.

O estudo da Mercer Quality of Living fornece dados úteis, bem como recomendações premium para mais de 440 cidades do mundo. Este ano, o ranking inclui 230 destas cidades.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].