Cozido, assado ou grelhado? Afinal, qual é a melhor forma de cozinha?

A forma de cozinhar os alimentos é determinante para tirar o máximo dos seus nutrientes. Saiba quais são as vantagens dos principais métodos de confecção!

Um estilo de vida saudável é o resultado de, pelo menos, duas coisas: praticar exercício físico e fazer refeições equilibradas. Nesta última, um dos objectivos é o combate à gordura, pelo que os fritos ficam desde já de fora das nossas dicas.

Compreender as diferentes formas de preparar as suas refeições é também uma forma de potencializar o sabor e preservar os nutrientes dos alimentos. Estas seis formas de os cozinhar são as que deve preferir na altura de pensar nas refeições do dia-a-dia.


Cozer

Cozer
É a técnica ideal para confeccionar ovos, batatas, arroz e massas, já que permite cozinhar os alimentos de forma segura e saudável. Contudo, quando o fazemos com verduras perdem-se vitaminas hidrossolúveis e alguns minerais. Uma das formas de evitar que isto aconteça é usar a panela de pressão, o que diminui o tempo de cozedura. Assim, consegue conservar melhor as substâncias nutritivas e organoléticas.
Dica TRENDY: Aproveite a água do cozinhado das verduras para fazer outros pratos, como cremes e molhos.


Ao vapor

Cozinhar Vapor
Esta forma de cozinhar é a que melhor mantém o sabor, cor e odor das verduras, ao mesmo tempo que preserva os nutrientes, pois cozinha os alimentos sem nunca os mergulhar em água. Além disso, ao evitar o azeite, o valor calórico dos alimentos não aumenta.
Dica TRENDY: Opte por recipientes desenhados para este fim, tais como cestas de bambu e utensílios de silicone


Papelote

Papelote
Mais uma boa técnica para cozinhar verduras e que também é boa para o peixe. Envolva os alimentos em papel de alumínio ou vegetal e coloque no forno. Desta forma os alimentos são cozinhados a partir do seu próprio molho, através do vapor.
Dica TRENDY: Ao usar esta forma de cozinhar, não precisa de adicionar gorduras como manteiga e azeite.


Forno

Assar
Assar é uma boa solução para carnes, peixe e verduras, já que permite cozinhar de forma limpa e segura. Levar alimentos ao forno não só conserva o sabor e as suas propriedade, como também os torna mais suculentos.
Dica TRENDY: Asse sempre os alimentos na sua gordura natural; se não for possível, prefira o azeite.


Grelhar

Grelhar
É um método rápido e fácil, ideal para carnes e peixe. Pode fazê-lo em grelhadores de gás ou eletricidade, que lhe permitem cozinhar sem empregar azeite. Os cozinhados ficam com um sabor distintivo, parecido aos pratos preparados em brasa, mas sem necessidade de queimar os alimentos.
Dica TRENDY: Os temperos devem ser mínimos – use ervas aromáticas em vez de sal.


Wok

Wok
Característico da Ásia, o wok é uma frigideira côncava óptima para preparar carnes, mariscos e verduras cortados em pedaços muito pequenos. A curva de 30 cm de diâmetro no fundo mantém o sabor e o cheiro dos cozinhados.
Dica TRENDY: Não abuse do azeite ou de outras gorduras quando cozinhar no Wok e use um ovo para “ligar” os ingredientes.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].